-
Arquitetos: Matyas Architects & Interiors
- Área: 1150 m²
- Ano: 2023
Descrição enviada pela equipe de projeto. Como residência do diretor fundador, John Matyas, e sede do estúdio, 'Matyas Architects & Interiors', o Bay Street fornece um exemplo vivo da abordagem do escritório e dos 38 anos de prática de John.
Após alguns anos procurando o novo lar ideal para nosso estúdio, encontramos a oportunidade de construir em um bairro de uso misto, que possui uma boa combinação de escritórios, comércio e residências. John e sua esposa gostaram tanto da ideia que nosso plano para um novo estúdio se tornou também um plano para um novo lar, incluindo um espaço comercial no nível da rua. Uma consideração chave de projeto ao decidir tornar este edifício também residencial foi introduzir um espaço de entrada frontal verde como uma zona de separação da rua. Isso foi alcançado ao recuar o volume inferior em relação ao limite da rua, abrindo espaço para o paisagismo e criando vazios de altura dupla para copas de árvores.
Espaço e Forma - Ao entrar no edifício pela frente, o visitante caminha por um percurso pavimentado de tijolos cercado por uma densa vegetação. Isso traz uma sensação de tranquilidade e separação da movimentada rua. Uma vez dentro do foyer, o visitante é recebido por uma escada revestida com azulejos vermelhos e azuis, cuidadosamente dispostos em um padrão equilibrado. As escadas levam ao primeiro andar onde está localizado o estúdio. Ao entrar no espaço, o visitante é recebido por nosso grande banco de entrada, que atua como um espaço funcional para reuniões casuais, mas também como um espaço de descontração para nossa equipe. Como em todo o nosso trabalho, focamos no uso de materiais naturais e honestos sempre que possível. Amamos as qualidades duradouras e a honestidade do concreto bruto, do tijolo à vista e do calor da madeira, que estão presentes ao longo de todo o projeto.
Nossos postos de trabalho estão localizados na extremidade sul do estúdio, compreendendo 14 amplos lugares. Nossas equipes de Arquitetura e Design de Interiores trabalham em estreita colaboração dentro do mesmo espaço – isso nos permite interagir facilmente e manter o entendimento de todos os projetos. Nossa marcenaria também foi projetada para fornecer armazenamento muito necessário, além de trazer um pouco de cor e um ponto de interesse ao longo do espaço. Existem duas aberturas na marcenaria que atuam como um portal para nossas áreas de banheiro, depósito e cozinha, criando uma separação visual entre nosso espaço de estúdio e essas áreas de serviço. Foi importante projetar o espaço do estúdio como o faríamos em nossos projetos residenciais, pois é nisso que nos especializamos como prática. Queríamos criar acesso a tanta luz natural e ventilação quanto possível para que pudéssemos desfrutar de generosos espaços de descontração ao ar livre com elementos de jardim que são visíveis desde ambas as extremidades do estúdio e da rua. Pragmaticamente, o espaço do estúdio funciona bem, é flexível com várias áreas de reunião pequenas e grandes, áreas de refeições internas e externas e muito espaço para armazenamento.
Há uma porta pivotante de vidro sem moldura e em altura total que separa o estúdio da residência no andar de cima. Quando o visitante abre a porta, é recebido pelo espaço de entrada de altura dupla e pelo pátio com uma linda árvore já estabelecida – emoldurada por um tramado de tijolos com orifícios alternados. A entrada apresenta uma escada de concreto em espiral dentro de uma parede curva de tijolos texturizados com uma claraboia, que atua como um poço de luz interno. Projetamos o corrimão da escada para ser aberto, de modo que haja uma conexão visual entre todos os espaços. A principal área de estar e cozinha é separada da entrada por uma parede escultural curva de tijolos. O tema da curva continua ao longo da parede da lareira e do teto que desce sobre a área da cozinha. Este espaço possui um impressionante pé-direito de 3,6 m de altura e se abre para nosso espaço de estar ao ar livre voltado para o norte. As luzes da cobertura são uma característica ao longo de todo o espaço, posicionadas para banhar os interiores com luz natural e proporcionar mais vazios esculturais no teto.
Materialidade - A ideia era minimizar a paleta de materiais, mantendo o gesso ao mínimo e celebrando o concreto estrutural e o tijolo à vista ao longo do projeto.
Escultura - Outro objetivo do projeto foi introduzir algumas formas esculturais em uma paisagem urbana bastante convencional e plana. A decisão de utilizar concreto moldado nos permitiu criar uma borda profunda voltada para a rua, finalizada com uma textura de tábuas de madeira para apresentar uma verdadeira qualidade artesanal.
Complexidade da construção - A construção teve seus desafios, enfrentando as restrições da pandemia de COVID em 2020-2021, e os problemas de fornecimento relacionados à ela que causaram atrasos. Dadas as restrições do local e a necessidade de manter a metodologia de construção simples, o volume foi construído em 2 metades verticais. O acesso deveria ser pela frente, então a metade posterior de 4 andares foi construída antes de começar a metade frontal de 3 andares do edifício.
Apartamento - Uma consideração chave era garantir que todas as áreas de estar e quartos tivessem acesso direto à luz natural e ao fluxo de ar. Todos os espaços habitáveis se abrem para terraços com jardins estabelecidos. Era importante para nós projetar qualidades esculturais na disposição do apartamento. As paredes curvas ancoram os espaços e criam luz e sombra que variam ao longo do dia. As paredes curvas e a altura do teto variada criam interesse e curiosidade. Mais importante do que tudo, queríamos promover um estilo de vida tranquilo, espaçoso e confortável para mim, minha esposa e meu cocker spaniel, com a oportunidade de receber convidados ou até mesmo crianças. Os espaços aqui em nosso oásis são vividos de forma leve e calma.